#CogemasInforma 04/06

O I Encontro Mineiro dos Gestores Municipais da Assistência Social, realizado pelo Cogemas/MG, teve início na manhã de hoje (04/06) na cidade de Belo Horizonte, com a participação de 271 inscritos entre gestores e técnicos representantes de 164 municípios. Na parte da manhã do Encontro, para além da abertura oficial que contou com representantes do Cogemas/MG, da Sedese e da PUC/MG, foi conduzido o I Painel com o tema: “O Pacto Federativo no Suas:  Os desafios dos municípios na atual conjuntura”.

Atenção

O Painel foi coordenado pelo Secretário Municipal de Pitangui e Diretor do Cogemas/MG, Sr. José Darci e teve em sua composição como Palestrante o Professor Dr. Edval Bernardino da Universidade Federal do Pará e como debatedores o Deputado Estadual André Quintão (Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do SUAS no Estado de Minas Gerais) e o Presidente do Cogemas/MG e Vice-presidente do Congemas, Sr. José Crus.
Nas falas, a convergência traduzida foi pela corresponsabilidade dos entes federados, conforme estabelecido nos dispositivos normativos e jurídicos. Ainda, demarcaram a irregularidade no cofinanciamento dos entes para com os municípios, o que tem gerado a descontinuidade das ofertas da Assistência Social. Afirma o presidente, o SUAS é integrado pelos entes federados, conselhos e Entidades e Organizações de Assistência Social, conforme prevê a Loas.

amm 01cnasmds 04logo ceas 305logo sedese 305