#CogemasInforma 30/9

A diretoria do Cogemas/MG - representada pelo Presidente, José Crus, e os ditetores Ana Amélia de Paracatu e José Darcy de Pitangui -  realizou, no dia de hoje (27/09), a Reunião Descentralizada do Colegiado na cidade de Uberlândia, com a participação de cerca de 40 Gestores e trabalhadores do SUAS, de 18 municípios da região. Na ocasião, estiveram presentes, representando a Sedese, os Diretores Regionais de Uberlândia, Uberaba e Ituiutaba.

Atenção

A pauta tratada nesta reunião descentralizada foi “Os desafios dos Gestores Municipais da Assistência Social, frente ao Desfinanciamento no SUAS”. Conduzida pelo Presidente do Cogemas/MG e Vice-presidente do Congemas, José Crus, a temática possibilitou aos participantes uma análise de conjuntura e os impactos da mesma no financiamento público da área, de corresponsabilidade das três esferas de governo, com destaque para o desfinanciamento por parte da União e do Estado junto aos municípios mineiros. Para o presidente "estas medidas tem gerado interrupções dos serviços e unidades públicas estatais da assistência social. Ainda, convoca a todos os gestores a mobilizarem os deputados da região para a defesa da recomposição do orçamento de 2019 e de 2020, sendo este último com corte de mais de 50% no Congresso Nacional. A hora é essa, recoloca o presidente ".

Na oportunidade,  apresentou a agenda de lutas e de resistência do Colegiado e convidou os gestores da região para somarem ao mesmo em defesa do SUAS e da Seguridade Social. Na mesma ocasião, foi entregue o Selo de Responsabilidade Social à Secretária Municipal de Assistência Social de Araguari, Eunice Maria Mendes.

A reunião descentralizada foi finalizada após os informes da Sedese e Cogemas.

No encerramento, o presidente convida os participantes para o II Encontro Mineiro dos Gestores Municipais de Assistência Social, que acontecerá entre os dias 21 e 22 de outubro de 2019, em Belo Horizonte.

 

cogemas informa 30 9

amm 01cnasmds 04logo ceas 305logo sedese 305