#CogemasInforma 19/11

Na tarde de ontem (18/11) durante a programação da XIII Conferência Estadual de Assistência Social o Presidente do Cogemas/MG, Sr. José Crus, esteve presente na qualidade de expositor do Eixo I - “Os desafios para consolidação do Suas frente aos impactos da crise fiscal da União, Estado e Municípios, à Emenda Constitucional n.95, à Reforma da Previdência e à Reforma Trabalhista”. Durante sua fala o mesmo fez um resgate da construção do Suas no Brasil por meio da participação social ao longo dos anos, para ele
“este seria um tempo para discutirmos sobre a ampliação das ofertas e a universalização do Suas, entretanto diante da atual conjuntura faz-se necessário voltar a discutir e reafirmar a Assistência Social como Direito do Povo e com Financiamento Publico. Foi possível garantir aos conferencistas uma análise dos inúmeros impactos causados aos 853 municípios mineiros no campo das políticas sociais, sobretudo na Assistência Social advindos dos reflexos das contra reformas em curso assim como a EC. 95/2016.

Atenção

O Presidente José Crus também trouxe o atual cenário em um âmbito Nacional e os ataques feitos junto ao controle social e a garantia da participação social e popular nestas instâncias. E por fim alertou sobre a necessidade da unidade dos diversos atores no campo da assistência social para recomposição do orçamento 2020, assim como a regularização da dívida da União e do Estado junto aos municípios no Campo da Assistência Social.

 

conferencia 002

logo ceas 305logo sedese 305