Robotização no CadÚnico

Cogemas Informa

Segundo reportagem publicada ontem (25/01) pelo portal da Uol, o Governo Federal por meio do Ministério da Cidadania, vem trabalhando pela robotização do CadUnico em seu novo formato, sendo este inacessível a grande parte do público alvo do mesmo, uma vez que prevê o autocadastramento via aplicativo para celulares, semelhante ao utilizado para o auxílio emergencial, que inviabilizou milhares de famílias e/ou indivíduos em situação de vulnerabilidade social, de acessar o mesmo, por ausência de meios tecnológicos e/ou internet para realizar o cadastro.



Atenção

Acompanhe a fala de vários especialistas da área como a do Presidente do Cogemas/MG, Sr. José Crus e da Ex Ministra do Desenvolvimento Social, Sra. Tereza Campello.


Para o Presidente do Cogemas, Sr. José Crus, o momento exige, um esforço coletivo de todas as entidades, órgãos, trabalhadores, usuários e conselheiros, que atuam na defesa intransigente do SUAS, com vistas a impedir este desmonte do SUAS, sobretudo desta ferramenta crucial para o planejamento, monitoramento e avaliação de diversas políticas públicas em especial a de Assistência Social.

Na tarde de ontem a Frente Nacional dos Prefeitos publicou uma Nota Pública, demonstrando preocupação quanto a este novo formato do CadUnico, que causará sem dúvida um esvaziamento dos municípios, uma vez que atualmente este Cadastro é realizado em sua maioria pelo CRAS, que ao abordar os cidadãos com questões do cadastro identifica outras desproteções e consegue encaminhar os mesmos a uma gama de serviços e programas socioassistenciais.


A rede de trabalhadores do CadUnico, publicou uma petição on-line contra este novo formato do Cadastro Único, segue o link para assinatura de todxs.

 

logo ceas 305logo sedese 305