COGEMAS participa do lançamento do Programa "Rede Cuidar"

lancamento rede cuidarO presidente do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social COGEMAS – MG, José Crus, esteve representando a Entidade nessa quarta-feira no Palácio da Liberdade, sede histórica do Governo de Minas Gerais, para o lançamento do Programa "Rede Cuidar: acolhendo quem mais precisa".

O Programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social – SEDESE e objetiva instituir e fortalecer os mecanismos de incentivo financeiro, assessoramento técnico e qualificação continuada de forma a aprimorar os serviços, programas, projetos e benefícios ofertados pela rede do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Trata-se de um amplo programa de investimento em Entidades e Organizações de Assistência Social, integrantes da rede de proteção social mineira. O programa prevê a oferta do apoio técnico às entidades e organizações, a capacitação dos gestores e trabalhadores do SUAS e, ainda, o monitoramento e avaliação dos resultados. O “Rede Cuidar” tem o apoio do SERVAS e da Loteria do Estado de Minas Gerais, por meio de repasses de recursos financeiros ao Fundo Estadual de Assistência Social – FEAS.

Segundo o Presidente do COGEMAS/MG, José Crus “o Estado de Minas Gerais vem traduzindo sua corresponsabilidade para com o SUAS em ações concretas, o Programa Rede Cuidar alcança uma lacuna na Rede de Proteção Socioassistencial”.

Dados da SEDESE revelam que são aproximadamente 5.000 entidades e organizações que compõem a Rede SUAS no Estado, presentes nos 17 territórios de desenvolvimento e que realizam diversos serviços públicos, como de Acolhimento Institucional e de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Nessa primeira etapa, segundo a Secretária Rosilene Rocha, o Programa iniciará com aporte às 1.854 entidades/organizações de Acolhimento Institucional à pessoas idosas e de criança e adolescente, conforme os indicadores estabelecidos, pactuados na Comissão Intergestores Bipartite – CIB e aprovados pelo CEAS.

O evento contou com a participação do Governador Fernando Pimentel, a Secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Rosilene Rocha, Secretários de Governo, representantes dos legislativos estadual e municipal, dos gestores municipais de Assistência Social, representantes das entidades e organizações de Assistência Social, Trabalhadores e usuários dos serviços socioassistenciais. Destaca-se a participação dos secretários municipais de Assistência Social, Ivone Castro, Diego Ferraz, Diego Silva e José Darci dos Santos, membros da diretoria do Cogemas/MG.

amm 01cnasmds 04logo ceas 305logo sedese 305